terça-feira, 6 de julho de 2010

Manuel Bandeira

Bem, essa história é recente. Para mim, Manuel Bandeira sempre foi o poeta que precisava ser lido para passar no vestibular. Sabia os versos mais conhecidos e mais nada. No ano passado, fiz um curso de poesia com o poeta Armindo Trevisan. Foi ele que ao longo de quatro prazerosas aulas, me fez ver quem é o maior poeta brasileiro. Foi uma grande emoção ler seus poemas, sentir sua poesia. Logo comprei seus livros e passei a lê-lo todas as noites, deitada na cama com as pernas para cima. Dormia com ele. Foi uma grande paixão, uma gostosa descoberta. No entanto, precisava apresentar o Bandeira para o meu namorado, afinal, ele precisava saber com quem eu andava dormindo. Para minha surpresa, ele também se apaixonou pelo Bandeira. Agora éramos dois, deitados na cama, lendo seus poemas um para o outro. Noites lindas aquelas. O Poemeto Erótico era o mais lido, e logo decorado. Quando o releio, sozinha na cama, são os versos do Bandeira na voz do meu amado.

Teu corpo claro e perfeito,
- Teu corpo de maravilha
Quero possuí-lo no leito
Estreito da redondilha...

Teu corpo é tudo o que cheira...
Rosa... flor de laranjeira...
Teu corpo branco e macio
É como um véu de noivado...

Teu corpo é pomo doirado...
Rosal queimado do estio,
Desfalecido em perfume...
Teu corpo é a brasa do lume...

Teu corpo é chama e flameja
Como à tarde os horizontes...
É puro como nas fontes
A água clara que serpeja,
Que em cantigas se derrama...
Volúpia de água e da chama...

A todo momento o vejo...
Teu corpo... a única ilha
No oceano do meu desejo...

Teu corpo é tudo o que brilha,
Teu corpo é tudo o que cheira...
Rosa, flor de laranjeira...

3 comentários:

Ana Flores disse...

áh, nai...obrigada por compartilhar esse poema de amor. estou amando (o poema).

Júlia Schütz Veiga disse...

estou amando bandeira... tal como amo a nai e a ana!

Naiana Alberti disse...

estou amando...