segunda-feira, 26 de julho de 2010

Há tanta coisa bonita a ser consertada


João Gilberto é conhecido como um dos criadores da Bossa Nova, tendo gravado com a cantora Elizeth Cardoso a música Canção do Amor Demais e, logo depois, um compacto contendo as canções Chega de Saudade e Bim Bom, essa última uma de suas raras composições.

Mas o que poucas pessoas sabem com relação ao seu trabalho é a maneira pela qual ele contribui com a música brasileira, ou melhor, com os compositores: recriando canções que não são de sua autoria. Imagino que seja um privilégio para um músico ter uma de suas composições modificadas pelas mãos de João Gilberto...

A música Chega de Saudade foi composta por Jobim para ser um chorinho. João Gilberto a transformou num samba e o violão passou de acompanhante para dividir os holofotes com a voz, em primeiro plano. A letra é interpretada como um conversa, de modo íntimo, quase como uma fala.

No entanto, o que chama mais a minha atenção são suas transformações com relação às letras. Ele subtrai versos, modifica palavras, acrescenta, une versos, faz silêncio onde antes não havia. Ele aperfeiçoa, da sua maneira, as canções de Jobim, Chico Buarque, Caetano, entre outros. Coisas de Mestre, ou melhor, de Maestro.

Em Sampa, do Caetano Veloso, ele repete, logo no início a palavra alguma no verso "alguma, alguma coisa acontece no meu coração" e muda "a força da grana que ergue e destrói coisas belas" para "a força da grana que faz e destrói coisas belas". 

Em Eu e a brisa, do Johnny Alf, ele modifica uma palavra na segunda vez que canta a música. No original só existe essa versão "se o amor chegasse eu não resistiria"e para João Gilberto também existe "se o amor chegasse eu não desistiria". 

Em A Falsa Baiana, de Geraldo Pereira, João une versos e elimina uma palavra. Logo em seguida ainda troca o verbo no gerúndio pelo verbo no presente do indicativo. Compare o original com a versão cantada pelo João:

Original
"ninguém grita oba
salve a Bahia
Senhor do Bom Fim"

"de cima embaixo
virando os olhinhos
dizendo eu sou filha
de São Salvador"

Por João Gilberto

"ninguém grita oba
salve a Bahia Senhor"

"de cima embaixo
e vira os olhinhos
e diz eu sou filha
de São Salvador"

O mais engraçado é que as versões do João Gilberto são aquelas que ficam marcadas na minha memória musical. Para mim, parecem mesmo serem as melhores, as originais.  Perguntado sobre essa sua característica de recriar as canções ele responde: "Há tanta coisa bonita a ser consertada!" Bem, eu só posso concordar com ele e me derreter com suas novas versões.
 

4 comentários:

Maicon disse...

Que legal Nai!
Estou ouvindo muito João Gilberto; me interessando mais por sua obra.
Você comentou musicas, como Falsa Baiana, que tenho ouvido muito nos ultimos dias.
Adorei as informações do post.
Um super beijão!!

Naiana Alberti disse...

Maicon!! Que legal saber que você está ouvindo João Gilberto. Será que é porque você está em Paris? Acho que sim...Saudades do Brasil. Saudades de você.Beijos, Naiana.

Ana Flores disse...

Obrigada por mais uma aula de música. Aliás, vamos fazer ums sessão...áh depois te falo, acho até que você já sabe o que eu vou propor :)

Naiana Alberti disse...

ana!!!!! vamos. beijos musicais.