sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tudo pode dar certo, Woody Allen

Ainda bem que adoro Woody Allen e posso considerar Tudo Pode dar Certo o último na minha escala de adoração.

Nele, Woody Allen não aprofunda nenhum dos personagens que são, por sua vez, velhos esteriótipos: a loira burra mas encantadora, o velho neurótico, hipocondríaco e genial, a mulher devota e reprimida que se transforma na versão americanizada da Simone de Beauvoir, o homem infeliz no casamento que trai a esposa e descobre que é homossexual.

Porém, tem coisas interessantes e bem engraçadas. Bóris, o protagonista, tem uma inteligência acima da média e, talvez por isso mesmo, seja neurótico e frustrado. Ele acaba um relacionameto com a mulher que ele imaginava ser a ideal, pelo menos racionalmente: bem-sucedida, inteligente, bonita. Mas quando encontra uma garota décadas mais nova do que ele e "décadas" atrás do seu QI, acaba por se apaixonar novamente quando já havia decidido isolar-se do convívio social. Faz todo sentido, já que ele passa a ter alguém para ouvir (só ouvir) suas ideias. Ela passa a reproduzir o que ele diz sem entender o que está dizendo, e muitas vezes sem fazer o menor sentido. Isso é engraçado.

Mas o melhor mesmo é a conclusão do protagonista diante da vida: "No final das contas, as aspirações românticas da nossa juventude se reduzem ao que for que funcione" (daí vem Whatever Works, o título original).

Só posso dizer que mesmo não sendo o melhor dele, ainda assim vale a pena assisti-lo. 

Um comentário:

San disse...

ó... eu achei o filme tão chato quanto o Woody! A única coisa boa que ele fez foi colocar Scarlett e Penélope se pegando... huahuahauhaua...